BLOG

Quero vender a empresa, o que devo fazer primeiro?

Publicado: maio, 2017

Uma empresa não é como uma mercadoria ou até mesmo um imóvel quando se decide vender.

As variáveis envolvidas em um negócio com essas características são muitas e é necessário um longo processo de preparação prévia, sendo mais complexo ou mais simples, dependendo do estágio de gestão e transparência que a empresa se encontra. A ausência do cuidado na preparação expõe o negócio a um sério risco de perder um valor considerável no momento da negociação ou mesmo de  até inviabilizar o negócio por problemas que poderiam ter sido resolvidos antes da negociação.

É recomendável que as empresas comecem a se preparar para a venda bem antes de começar o processo de oferta. Após a decisão sobre a venda, a preparação da empresa é provavelmente a etapa mais longa de todas.

O preparo com antecedência é um dos principais fatores de sucesso de uma venda, possibilitando um processo tranquilo e eficiente e principalmente, mitiga muito as contingências que normalmente são potenciais redutores do valor de uma companhia quando de sua negociação;

Não se preparar para a venda é correr riscos de perder valor de mercado, sofrer retenções de valores da venda por contingências do negócio, ou entregar bens no negócio que poderiam ficar de fora sem interferência no preço, além de se incorrer em riscos e custos tributários e fiscais de alta monta mas que podem ser evitados, se tomados os cuidados prévios.