BLOG

Valuation. Como saber o real valor de seu negócio?

Publicado: Fevereiro, 2018

Não é mais novidade para ninguém que o Brasil está passando por momentos de turbulência e instabilidade. Crises políticas e econômicas têm agravado a situação e forçado empresários a vender seus negócios. Caso julgue necessário vender a empresa, o primeiro passo que os empresários devem dar é pedir uma avaliação do valor de sua empresa, ou seja, um Valuation.

Um grande nome no mundo do Valuation é Aswath Damodaran, professor de finanças da Stern School of Bussiness em Nova Iorque. Nos Estados Unidos, as empresas têm como hábito a realização do Valuation a cada 18 meses ou um ano, assim, sempre estão acompanhando o valor de seu negócio e o quanto o mercado está disposto a pagar por ele. Já no Brasil, o Valuation é uma ferramenta ainda em desenvolvimento.

Compreender o valor real de sua empresa o ajuda e entender melhor a mesma, quais as deficiências que a fazem valer menos e onde mudanças são necessárias, bem como conhecer as oportunidades que podem ser exploradas e consequentemente alavancando seu negócio.

O Valuation pode ser feito de várias formas, mas o método mais utilizado e também o mais complexo é pelo Fluxo de Caixa Descontado (FCD). O Valuation também pode ser feito por múltiplos de mercado e por comparação com outras transações realizadas no mesmo segmento. O FCD tem como base uma projeção dos resultados futuros. Geralmente essa projeção é para os próximos 5 ou 10 anos. Mas o dinheiro no futuro não tem o mesmo valor no presente, por isso, é necessário trazê-lo a valor presente, onde uma taxa de desconto é aplicada.

É de grande importância para o empresário estar sempre por dentro de todos os números de seu negócio, possibilitando, assim, uma melhor administração. Dessa forma, com a empresa em ordem, é possível elevar o valor da mesma. Por isso, se faz tão importante transformar em um hábito a avaliação anual de seu negócio.

Autor: Tomaz Vieira Neto.