BLOG

Processo de uma Transação de M&A

Publicado: Abril, 2018

Muitas empresas chegam a um patamar em que não conseguem mais crescer. Seja pela estagnação do mercado, concorrência, dificuldade em encontrar fornecedores, entre outras causas. Sendo assim, muitas delas acabam optando por uma transação de M&A (Merger & Acquisitions), ou, em português, Fusões & Aquisições.

Uma Fusão consiste na junção de duas ou mais empresas, as quais deixam de existir, constituindo uma nova. Na Aquisição, uma empresa adquire outra, sendo que essa aquisição pode ser da totalidade ou de parte da empresa alvo. A adquirida pode deixar de existir, sendo incorporada, ou continuar suas operações normalmente. As transações podem ser entre empresas do mesmo segmento ou de segmentos diferentes. De qualquer forma, em todos os casos o objetivo é aumentar eficiência e reduzir custos.

Para que uma transação de Fusão ou Aquisição tenha sucesso, é preciso seguir alguns passos essenciais para sua execução. O primeiro é definir a estratégia a ser utilizada, com objetivos alinhados entre os acionistas. Em seguida, faz-se a análise das empresas potenciais para a transação, bem como a definição dos alvos. Após concluídas suas avaliações econômico-financeiras, prepara-se o memorando de informações, um teaser e um acordo de confidencialidade para dar início às abordagens. Distribui-se o teaser, o qual é um documento que possui as principais informações a respeito da empresa e do mercado, para os alvos potenciais. Aqueles que demonstrarem interesse em obter mais informações sobre a transação, devem assinar o acordo de confidencialidade, também chamado de NDA, para que então possam receber o memorando de informações, no qual consta uma apresentação detalhada do negócio, incluindo dados históricos da empresa e projeções financeiras. Havendo interesse por parte de algum investidor, dá-se início às negociações, seguidas do processo de Due Diligence, que investiga todos os riscos e possíveis contingências da empresa a ser negociada. Por fim, o processo é formalizado contratualmente, e está concluído o M&A.

Tanto um processo de compra quanto um processo de venda de um negócio necessitam da assessoria de profissionais capacitados e experientes para que todas as fases possam ser elaboradas corretamente. Assim, pode-se obter a melhor transação possível e o processo ser concluído com sucesso. Essa assessoria se faz essencial, desde as fases iniciais, incluindo a busca por compradores ou vendedores, até a conclusão da transação.

Autora: Paula Stieven Trizotto