BLOG

Formas de se estruturar uma emissão de dívida para uma empresa em crescimento

Publicado: Abril, 2018

O crescimento de qualquer negócio só se torna possível quando há recursos financeiros disponíveis para tal. Há diversos meios de se obter recursos para tal crescimento. Nesse artigo, iremos discorrer sobre as operações de dívida destinadas a empresas em processo de crescimento, conhecidos como Operações Mezanino.

Em muitos casos, empresas que estão em processo de crescimento e precisam captar recursos financeiros para sustentar seu crescimento, não conseguem pagar a amortização desses empréstimos devido à dificuldade de manter um capital de giro alto e constante. Dessa forma, elas podem optar por emissões de Títulos Estruturados, como as Operações Mezanino. Nessa modalidade de produto, normalmente os pagamentos de amortização ocorrem mais ao final do período e os juros de carregamento são menores, com bônus sobre a performance da empresa.

Operação Mezanino consiste em dívida e participação, que dá ao credor os direitos de converter a dívida em uma propriedade ou participação societária na empresa. Ele basicamente dá ao credor o direito de apropriar-se da companhia, caso a dívida não seja totalmente quitada no tempo definido. Neste mecanismo são utilizados instrumentos híbridos de renda fixa e variável, tais como debêntures conversíveis, que possibilitam diferentes modelos de garantias e possuem taxas mais atrativas aos investidores. Os instrumentos utilizados em uma operação mezanino podem ser vários, desde que tenham em sua formação a característica da conversibilidade.

O ponto em comum em todos os instrumentos de investimento via capital mezanino é que o seu risco/retorno está acima da dívida e abaixo da participação societária. Dessa forma, o investidor tem a opção de se relacionar com a empresa em questão de uma forma mais direta, porém, anterior à sua participação societária e, assim, ter tempo para “sentir” a empresa, medir sua performance e angariar elementos críticos de decisão para optar por virar sócio ou não.

Para atrair financiamentos mezanino, uma empresa normalmente deve demonstrar um histórico consistente no setor e produtos estabelecidos, um histórico de rentabilidade e um plano de expansão viável para o negócio, como por meio de expansões, aquisições ou uma oferta pública inicial (IPO).

Assim sendo, é extremamente importante o empresário estar assessorado por profissionais que entendam do mercado e dos produtos financeiros disponíveis, permitindo lhe indicar o mais adequado e assessorar em todo o processo para obtenção do recurso até a liquidação da dívida. A Geld possui todas as ferramentas de análise necessárias para indicar o melhor caminho para sua empresa poder captar recursos e se crescer.