BLOG

Como empresas podem captar recursos?

Publicado: Fevereiro, 2018

O desenvolvimento, o crescimento e até mesmo a manutenção de um negócio só se torna possível quando há recursos financeiros disponíveis para tal. Esses recursos podem ser baixos inicialmente, como no caso de algumas empresas do setor de tecnologia, como podem ser substancialmente altos, como no caso de algumas indústrias. Segundo dados do SEBRAE, cerca de 1/3 das empresas que fecham é devido à falta de Capital.

Há diversos meios de se obter recursos para o negócio. Desde os mais simples, como recursos próprios ou de amigos e familiares, como os mais complexos, como empréstimos bancários e mercado de capitais. Nesse artigo, iremos discorrer sobre os recursos disponíveis por meio do mercado de capitais.

No mercado de capitais, há diversos meios de se captar recursos. Os mais conhecidos são:

(i) Emissão de Títulos (Debêntures)

Ao emitir um título, também conhecido como Debênture, a empresa irá levantar o capital necessário através da sua emissão, com prazo de vencimento. O investidor irá comprar essas debêntures com taxas de juros prefixadas ou pós-fixadas. Nas debêntures de taxas prefixadas o investidor já sabe qual será sua rentabilidade. Nas de taxas pós-fixadas a rentabilidade geralmente é atrelada a um indexador (algum índice econômico).

(ii) Fundos de Investimento (venture capital e private equity)

Ao optar por captar recursos via fundos de investimentos, o negócio, além de obter o capital necessário, também obterá novos sócios, os quais levarão seu conhecimento e experiência para a empresa, além de práticas de governança que permitirão o amadurecimento da empresa.

(iii) Abertura de capital (IPO)

Quando a empresa decide por abrir o capital na bolsa de valores, ela precisa ter um plano de negócios de longo prazo bem estruturado, além de histórico comprovado de crescimento. O IPO requer alguns anos de preparação da empresa para que ela atenda às exigências da Bolsa de Valores na qual irá abrir o capital.

Da menor à maior, da mais simples à mais complexa, toda empresa precisa de recursos para poder crescer, e para tal ela precisa de uma boa gestão e preparação. Dessa forma, ela pode se estruturar a ponto de entender quanto capital precisa e qual a forma mais indicada para obtenção desse recurso. A Geld possui todas as ferramentas de análise necessárias para indicar o melhor caminho para sua empresa poder captar recursos e se desenvolver.

Autora: Paula Stieven Trizotto