BLOG

Captação de Recursos Por Meio de Emissões de Dívida

Publicado: Março, 2018

Em tempos incertos, tempos de crise, é natural o mercado dar uma retraída. Consumidores passam a consumir menos, a demanda diminui. Para as empresas é péssimo, pois continuam tendo obrigações e também com investimentos a fazer. E como as organizações fazem para suprir suas necessidades de capital?

Uma alternativa é por emissão de dívida, mais conhecida como “Debêntures”. Esse título é de renda fixa, com prazo previamente definido, já as taxas de remuneração podem ser prefixadas ou pós-fixadas. No segundo caso, a rentabilidade dependerá de um indexador. As Debêntures são emitidas pela empresa com finalidade de financiar sua necessidade de capital de giro ou investimentos. Para a empresa, é uma solução fora da caixa dos padrões convencionais bancários. Para os investidores, é uma alternativa de investimento com rendimentos superiores aos produtos convencionais disponíveis nas prateleiras bancárias. Dado que comprar uma debênture é como se estivesse emprestando dinheiro à empresa, existe a alternativa em alguns tipos de emissões onde o investidor fica assegurado por imóveis ou por ações das companhias investidas, ou seja, risco x retorno.

Em 2017, as empresas tiverem uma captação recorde no mercado de capitais de quase 200 Bilhões de reais, pelo fato de ser um título mais barato que os demais e também para o investidor é mais atraente. A emissão de títulos de dívida pode ser feita por empresas de médio e grande porte e não necessariamente precisa ter capital aberto. Então, caso esteja tendo dificuldades com suas necessidades de capital, uma bela alternativa é emissão de Debêntures.

Autor: Tomaz Vieira Neto.